Feed do blog

by

Os blogs há um bom tempo deixaram de ser diários pessoais, para se tornarem algo parecido com colunas de jornais, criando artigos em comunidades e tornando-se repótirios de informação. Na forma tradicional de fóruns, os usuários obtinham uma lista com os links normalmente ordenados de acordo com a data da última atualização. Quando os blogs começaram a se tornar populares, poucas pessoas se sentiam confortáveis em ter que viajar de página a página para saber quais haviam sido atualizadas.

Mas agora a montanha vem a Maomé. [1]

Os membros deste grupo já devem saber, mas vamos ao “for dummies”. Quando um site disponibiliza o seu feed, você recebe a atualização direto no seu agregador. Assim, eu posso assinar o feed do blog Ensinar [2] e quando ele for atualizado aparecerá na tela do meu agregador junto das atualizações dos outros sites que eu assino (gizmodo, cnn, hightechlive, idgnow, etc).

Como para fazer parte deste grupo é necessário ter uma conta Google, acho que muitos usarão as ferramentas disponíveis online pelo mesmo. Clicando no link para assinar o feed do Ensinar [2], você será questionado sobre que serviço usar, então pode selecionar Google, e escolher entre duas opções. O iGoogle [3] talvez seja a mais popular, podendo customizar a página principal do site de busca para acrescentar aplicativos na forma de caixas de maneira bem intuitiva. Já o Google Reader, mais limpo e sem tantas firulas, é feito exatamente para assinar feeds e se parecer com um portal de notícias.

E se você não quer recorrer a um agregador online, use seu navegador de internet. Olha ali na barra de endereços, está vendo um ícone laranja como este [5] ? Então clica no dito cujo e veja a mágica acontecer. Você escolhe como organizar assim como os favoritos. Difícil né?!

That’s all folks.

Petri Nocentini

Fonte:

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Feed
[2] https://ensinar.wordpress.com/feed/
[3] http://www.google.com.br/ig
[4] http://www.google.com.br/reader/view/#directory-page
[5] http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/43/Feed-icon.svg

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: