Computação em Nuvem

by

Atualmente, um dos assuntos mais discutidos no mundo de TI é a Computação em Nuvem, do inglês Cloud Computing. Mas o que realmente seria a Computação em Nuvem e qual será o seu impacto sobre a TI?

Essas serão algumas das perguntas que este artigo irá buscar responder, com o intuito de fornecer uma explicação clara e objetiva sobre esta tecnologia, que poderá ser o futuro da computação.

O que é?

Não há uma definição formal para Computação em Nuvem, porém encontramos algumas “definições” que nos ajudam a compreendê-la:

O cloud é, basicamente, uma combinação de grid computing, que tratava basicamente de potência de processamento bruta, e software como serviço” “Na realidade, cloud é virtualização de rede. (Dennis Byron)

O que realmente significa é que alguém vai assumir a responsabilidade de entregar algumas funções de TI como serviços para alguns clientes e eles não precisam saber como funciona, eles simplesmente usarão. (Daryl C. Plummer, vice-presidente do Gartner)

O que importa mesmo não é o significado de Computação em Nuvem e sim o seu objetivo que é bem simples: colocar tudo na grande nuvem, vulgo Internet.

Para exemplificar esse objetivo, podemos pensar no serviço de e-mail do G-Mail, que utiliza esse conceito: a sua caixa postal fica totalmente na Internet, logo você pode ter acesso em qualquer lugar que tenha conexão com a Internet.

Ela é o futuro?

Por trás da Computação em Nuvem há grandes empresas (Google, Amazon, AT&T, Dell, HP, IBM, Intel, Microsoft e Yahoo), apoiando essa idéia e acreditando que o futuro será centralizar tudo na Internet.

Porém, essa tecnologia irá mudar não apenas o acesso a aplicações, como também todo mercado de TI, caso ela realmente seja o futuro, grandes empresas como, por exemplo, a Microsoft poderão ter grandes prejuízos, pois não necessitaremos mais de um SO, o cargo chefe da Microsoft, o Windows, irá se tornar dispensável. A idéia é que ao ligar o computador já estaremos na conectados na Internet, bastando realizar o login para termos acesso as nossas aplicações, arquivos, etc.

A Nuvem também causará grande impacto no mercado de hardware, pois os computadores serão muito mais simples e com menos tecnologias e poder de processamento, talvez apenas um monitor com a CPU já integrada nele, parecido com o IMac. E com isso eles serão mais baratos, fato que poderá contribuir para a inclusão digital.

Por outro lado, há pessoas como Richard Stallman (guru do Software Livre) e Larry Elisson (dono da Oracle), que acham que Computação em Nuvem é apenas uma chuva de propagandas vindas de uma nuvem passageira:

É uma estupidez! Pior que estupidez: é uma campanha de marketing “hype”!
Alguns dizem que é inevitável – toda vez que você ouvir isso é porque existe por trás uma série de empresas “forçando” para isso se tornar realidade. (Richard Stallman)

Uma coisa interessante sobre Computação em Nuvem é que nós teremos que redefini-la para incluir tudo o que já temos. Não consigo pensar em algo que não é Computação em Nuvem, com todos esse anúncios. A indústria da computação é a única indústria que é mais guiada por moda que a própria indústria de moda feminina. Talvez eu seja um idiota, mas não tenho a menor idéia do que estão falando. O que é isso? São só rabiscos. Isso é uma insanidade. Quando essa idiotice vai parar? (Larry Elisson)

Conclusão

A Computação em Nuvem irá representar uma revolução na computação. Tanto na maneira de fazer negócios quanto na forma que as pessoas usarão os computadores. Se ela realmente será o futuro, só o tempo poderá dizer.

Mas uma coisa é certa, o futuro da computação está na Internet, talvez não do jeito proposto pela Computação em Nuvem. E teremos que está preparados para não sermos engolidos por essa nova onda.

Abaixo, uma reportagem do Jornal da Globo sobre Computação em Nuvem com uma entrevista com Eric Schmidt – CEO do Google:

Novos artigos serão necessários para explicar melhor Computação em Nuvem, pois ela está relaciona com vários “conceitos”, como: SaaS, Grid Computing, Utility Computing, Web services in the cloud, Plataform as a service, Autonomic computing e Virtualização.

E vocês o que acham? A Computação em Nuvem será o futuro da computação ou é apenas um jogo de marketing?

Agradecimento:

Ao Adelson Junior pela idéia e incentivo da criação do artigo sobre Computação em Nuvem.

Fonte:

IDG Now!

CIO

Wikipedia

5 Respostas to “Computação em Nuvem”

  1. Wesley Volcov Says:

    Fabrício,
    Muito bacana o post. parabéns =))

  2. Adelson Junior Says:

    Fala Fabrício, ficou muito legal mesmo o post.
    Claro e objetivo, como vc propôs.
    Bem, agora q entendi qual o objetivo do Cloud, eu acho q na prática esse conceito (não o Cloud computing em si, mas de se oferecer Servicos que estão lá, na Internet, que é, pelo que entendi, o objetivo do Cloud) já é bem entendido, e as empresas já estão dando a devida atenćão e abraćando esse conceito, vide Google com suas infinidades de servićos, Microsoft com seu office online e o Basix(?).
    Pra mim o futuro é esse. Agora fica a dúvida de “como” o Cloud Computing vai contribuir para esse cenário.
    Abraco!

  3. Fabrício Ferrari de Campos Says:

    A Computação em Nuvem é uma boa oportunidade de negócio e inovação para as empresas. Embora, muitos executivos ainda estejam receosos, afinal é uma mudança radical e afeta vários níveis da empresa.
    Acredito que o grande ponto, que decidirá a sua adoção, será a adaptação e aceitação do usuário. Pois, hoje mesmo já temos serviços que usam o conceito de Cloud Computing, por exemplo, o Google Docs, porém muitas pessoas ainda desconhecem ou acham que não é seguro, aliás, a segurança é um dos grandes desafios para a Cloud Computing.

    Obrigado pelo comentário Adelson e Wesley!

  4. Petri Says:

    É tudo realmente meio estranho. O que eu entendi até agora de Cloud Computing é algo que já se tornou realidade, não um inesperado conceito tecnológico como alguns gostam de alardear: “Upgrade or die”
    Me parece tão revolucionário quanto os projetos de software livre, que aparentam ser revolucionários há anos. Sem querer furar a bola de ninguém, por mais que um Google Docs seja porreta, ou o Open Office seja livre, o Microsoft Office ainda é o rei e eu acredito que o filho da mãe vá continuar no trono por muito, muito tempo.

  5. Palpite Digital Says:

    O que é computação em nuvem?…

    O conceito de computação em nuvem (Cloud Computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados através da internet. As informações armazenadas podem ser aces…

Deixe um comentário