VoIP, O que é isso?

by

Segundo wikipédia…

Voz sobre IP, também chamado VoIP, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

Loucura não? Repetindo a pergunta.. O que é isso ?

Voz sobre Protocolo de Internet. É um método para transmitir sinais de áudio analógicos, como aqueles que você ouve quando fala ao telefone, e transformá-los em pacotes de dados IP, que podem ser transmitidos pela internet.

Hum… Tá! E pra que isso serve?

O VoIP pode transformar uma conexão de internet em uma maneira de fazer ligações telefônicas gratuitas. Ou seja, usando algum dos vários softwares VoIP gratuitos que estão disponíveis na internet, você pode dispensar os serviços de companhias telefônicas e suas tarifas.

Aaaah, entendi. Mas, como funciona isso?

O interessante do VoIP, é que não há apenas uma maneira de fazer uma ligação. Hoje em dia, temos três maneiras de utilizar este serviço. São elas:

  • ATA: Maneira simples e comum. Trata-se de uma Adaptador Telefônico Analógico, que permite conectar um telefone comum ao seu computador ou a sua conexão de internet. O ATA é um conversor analógico-digital, que pega o sinal analógico de seu telefone e converte em dados digitais para a transmissão via internet.
  • Telefones IP: São telefones específicos, parecem com os telefone comuns, possuem monofone, gancho e teclas. Os telefones IP são conectados diretamente em seu roteador e contêm todo o hardware e software integrado para fazer uma ligação VOIP.
  • Softphones: Esta é a maneira mais fácil de utilizar o VOIP.Tudo que você precisa é de um software (programa de computador), um microfone, alto-falantes, uma placa de som e uma conexão com a internet, preferencialmente uma conexão rápida a cabo ou com modem DSL(obs: acho que não é preciso falar que é necessário o computador também, né?). Existem várias empresas oferecendo esse tipo de software gratuitamente ou de baixo custo.

Certo… E, porquê VOIP é mais barato ou até mesmo de graça ?

Bem, essa é a parte onde ocorre muitos falsos entendimentos, vamos por parte.
Assumindo que o Voip consiste na transmissão da voz sobre a rede de dados IP (Internet), em uma ligação que ultilize somente essa estrutura (ex. Skype p/ Skype) ou seja, não são ligações que tem terminação na PSTN(rede de telefonia convencional), essas GERALMENTE não são cobradas. Pelo simples fato de que
trafegar pacotes pela rede Internet não requer grandes custos. Por que nao? Porque a estrutura já existe. Ela pode chegar a qualquer lugar, desde que conectado a Internet. Nesse tipo de ligação, é como se não houvesse distinção geográfica. Essa é a grande “sacada” do Voip.

Mas, e se eu quizer ligar para um número normal (DID / DDR), vai ser cobrado?

Claro que sim. Só que bem mais barato.
Por que? Porque na maior parte da ligação, utiliza-se a estrutura IP (Internet, porque ela abrange todo o globo e nao requer custos adicionais) e so então perto do destino ela “cai” para outro tipo de estrutura, que é a PSTN, e enfim é direcionada para o destino desejado. Esse interfaceamento de, digamos, mundos (VOIP / PSTN) é feito por meio de um gateway, este converte os protocolos Voip em outros que a PSTN entende e vice-versa, possibilitando ligações originadas do serviço VoIP para PSTN e vice-versa.
Em outras palavras, em uma ligação originada de um serviço VoIP no Japão para um DID de Sao Paulo, Brasil, ela chega ao Brasil por meio do VoIP e só entao é entregue à operadora (utilizando o interfaceamento do Gateway) que detem o DID. No final das contas a tarifação desta chamada é Local, pois percorreu pouco a estrutura da telefonia convencional.

Ok… Vamos aos Pontos Positivos….

Com a utilização da telefonia VoIP, é possível uma grande flexibilidade em relação a usabilidade. Por exemplo: encaminhamento de chamadas(quando ocupado, não atendido ou até mesmo para todas as chamadas recebidas, enviando-as para uma caixa de mensagem, ou para outro telefone qualquer), conferências, transferências e tudo isso com um custo bem mais acessível. Essas funcionalidades, variam de acordo com sistema VoIP utilizado.

Tem Pontos Negativos?! É claro que sim, nem tudo é perfeito…

Podemos considerar os pontos negativos, como desafios, problemas a serem resolvidos. No caso da telefonia VoIP, alguns deles são variações de atraso, perda de pacotes, eco e segurança. A grande causa do atraso e perda de pacotes (resultando na falha momentânea de áudio em uma conversa) é o congestionamento, que pode ser controlado por gerenciadores de congestionamento de rede.
O principal problema é que qualquer falha na rede em si ou em queda de energia, o sistema de telefonia ficará parcialmente, ou até mesmo totalmente indisponível, em outras palavras nem o “190” irá funcionar.

Mas então, se acabar a energia e eu precisar fazer uma ligação de emergência…?

Esse é um dos fatos que fazem o VoIP ser bem mais utilizado por empresas do que em casas. Empresas geralmente possuem nobreaks ou geradores de energia para que seus sistemas em si, não parem em caso de falta de energia, sendo assim, é possível manter o VoIP funcionando.
Para usar em casa, ficaria um tanto quanto caro, manter uma estrutura só por causa do VoIP, mas mesmo assim, muitas pessoas aderem esse serviço. Porque? Todo mundo hoje tem celular, ou seja, em caso de emergência, ligue do celular.😉

Concluindo…

Na medida em que a tecnologia vem se desenvolvendo, conexões mais rápidas, novos sistemas VoIP mais flexíveis e até mesmo mais estáveis surgem fazendo com que os desafios sejam superados.No próximo post, iremos debater um pouco sobre os dois tipos de telefonia.

Espero que tenham gostado! : )

Escrito por:

Adelson Junior
Juliana Taguchi
Wesley Volcov

12 Respostas to “VoIP, O que é isso?”

  1. Marcos Hack Says:

    Parabéns aos três! Com certeza pode ajudar muito pessoas não-técnicas a entender um pouco melhor o conceito de VoIP. Vou até mandar o link pra minha mãe pra ela finalmente entender o que eu faço! aehhaehae.

    Abraços e mais uma parabéns pela iniciativa e qualidade do artigo.

  2. Noel Rocha Says:

    Muito bom!

  3. Fernando Says:

    Parabéns pelo blog. Ótima iniciativa.

    Campos.

  4. Rubens Yamada Says:

    Muito bacana!!!!! Parabéns à todos…..

  5. Fabrício Ferrari de Campos Says:

    Impressionante!
    Que bom seria se toda definição fosse feita dessa forma. Objetiva e ao mesmo tempo abrangente e o principal usual!

    Parabéns ao três pelo empenho e talento na escrita desse artigo!

  6. Alex Senna Says:

    Show,

    Ficou bem explicado, muito bom para pessoas que estão entrando em contato com tecnologia voip.

    Parabéns vou ler todos artigos, por vocês postados.

    Obrigado pelas informações.

  7. Thais Morine Says:

    Cara vocês são foda…
    explicaram tudo direitinho…
    eu precisava fazer um trabalho sobre VOIP e nem sabia o que era.
    Muito obrigado..

  8. Antonio Carlos Says:

    Valeu pessoal, isso sim é que explicação. Continuem assim e boa sorte sempre.

  9. Peter Martin Says:

    Amigos… Considero que no Brasil há excelentes alternativas sendo utilizadas para interconexão, porém atentem-se para o Projeto SipCode, que significa o fundamento do peering – todos conectados e falando entre sí, e gratuitamente. No Brasil há excelentes operadoras atuantes (skype/talky/vono…) entre outras… que assim como a SipCode, poderiam também fazer parte da Rede Mundial que esta sendo implementada. No Brasil o “start” foi da SipCode, falando e recebendo ligações entre todas, e gratuitamente… quem sabe vamos além do modismo e “mesmisse” que nos foi estabelecido, e consigamos partir para uma nova era da comunicação mundial?… abraço a todos, e parabéns pelo site, informativo e de excelente conteúdo!

  10. antonioams Says:

    Peter,

    Obrigado pelo comentário, nós da Voice Technology Fornecemos uma série de produtos e serviços para Operadoras VoIP, legal conhecer sobre esta iniciativa da SipCode pois é destas coisas mesmo que nosso país precisa.

    Abraços,

    Antonio

  11. Rodrigo Lamar Says:

    mto bom !
    gostei!

  12. marcio marçal de souza Says:

    muito bom gostei muito sobre explicação,isso me ajudou muito para trabalhar na telexfree. marcio.souza.agu@gmail.com
    ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: