As 15 habilidades essenciais que todo profissional de TI deve ter

by

Segue abaixo um artigo retirado da lista de e-mails JavaList que eu acredito ser bem interessante para nós profissionais de T.I.

Diante de um artigo chamado “75 habilidades que todo homem deve ter”,
um CIO achou que poderia ser mais exigente com ele mesmo. E nesse
espírito, resolveu montar uma lista das habilidades que todo
profissional de TI deveria ter.

1. Ser capaz de consertar pequenos problemas no PC. Isto vai de mapear
a impressora na rede, fazer back up de arquivos ou configurar uma rede
sem fio. Você não precisa ser especialista em tarefas super técnicas,
mas, se você trabalha com TI, as pessoas esperam que você saiba fazer
coisas básicas.

2. Trabalhar no help desk. Todos, do CIO ao arquiteto-sênior, precisam
poder sentar e atender o telefone. Você será admirado pelos colegas de
help desk e poderá ensiná-los mais sobre o processo.

3. Falar em público. Ao menos uma vez, você deveria fazer uma
apresentação para seus pares. Pode ser um simples tutorial de cinco
minutos, mas ser capaz de explicar algo e ficar confortável frente à
uma platéia é uma habilidade que você precisa ter.

4. Treinar alguém.  A melhor maneira de aprender é ensinando.

5. Escutar mais do que você fala. Muito raramente eu falo algo que não
saiba, mas freqüentemente escuto alguém falando coisas e penso
“Gostaria de saber disso há uma semana.”

6. Saber o básico sobre redes. Mesmo que você não seja um engenheiro
de redes ou um técnico de help desk, você precisa entender como as
redes funcionam e resolver problemas simples.

7. Saber o básico sobre administração de sistemas. Entenda sobre
permissões de arquivos, níveis de acesso e porque as máquinas falam
com os controladores de domínio.

8. Saber seguir uma trilha de rede. Todos em TI devem ser capazes de
usar alguma ferramenta de captura de rede – ao menos saber como
conseguir as informações que serão analisadas por um engenheiro de
rede.

9. Saber a diferença entre latência e largura de banda. Latência é o
tempo que um pacote leva para chegar ao seu destino; largura de banda
é o máximo de dados que um link pode suportar. São assuntos
relacionados, mas diferentes.

10. Fazer um script. Todo profissional de TI tem de saber executar um
script para ter resultados rápidos. Isto não significa que você deve
ser um programador.

11. Fazer back up. Antes de fazer qualquer coisa, para o seu próprio
bem, faça o back up.

12. Testar os backups. Se você não tentou recuperar o back up, ele não
está completo.

13. Documentar. Nenhum de nós quer ter que adivinhar o que você fez.
Escreva e deixe guardado em um local onde todos possam encontrar.
Mesmo se o que você fez for algo óbvio, documente.

14. Ter lido “The Cuckoo’s Egg”. Este é, provavelmente, o melhor livro
de securança que já foi publicado. Não porque ele é muito técnico, mas
exatamente por que ele não é.

15. Trabalhar a noite toda em um projeto em equipe. Ninguém gosta de
fazer isso, mas é parte do trabalho de TI. Além disso, essa
experiência constrói um bom nível de camaradagem.

2 Respostas to “As 15 habilidades essenciais que todo profissional de TI deve ter”

  1. Wesley Volcov Says:

    Muito bom o post! =)

  2. Adelson Junior Says:

    Muito legal mesmo..
    Principalmente o de “Saber a diferença entre latência e largura de banda”😉

    []’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: