Falando em Agile 2008 – Impressões

by

Pessoal,

Hoje eu e o Joemir fomos ao Falando em Agile, um evento organizado pela Caelum e que tinha por objetivo falar um pouco mais sobre Agile, Scrum, XP e tudo que envolve o mundo de desenvolvimento ágil.

Tivemos diversas palestras, quase todas muito boas(com exceção de uma). Neste primeiro post vou colocar minhas impressões sobre a primeira palestra.

Achieving Success with Agile Management
por David Anderson, participou do projeto onde foi criado o FDD (Feature-Driven Design), trabalha ultimamente no mundo Microsoft e é antigo entusiasta do Agile.

Um time mal gerenciado, mas que entrega os projetos

Um time mal gerenciado, mas que entrega os projetos

Ele fez uma citação bacana, na verdade não era dele, era de alguém que eu não lembro:

“Um gerenciamento ruim pode aumentar os custos do software mais rápido que qualquer outro fator.”

Por isso, a culpa não é só dos programadores e testadores. Mas, para terminar um projeto mal conduzido, é necessário que estes sejam heróis. E em um projeto curto até podemos ser heróis, mas é difícil sustentar o heroísmo no longo prazo.

Antes de contratar a Liga da Justiça, é preciso reduzir a variação no processo e seu fluxo. Garantir que todos façam sempre igual. Não com um processo rígido bem definido no papel, mas passando a filosofia para todos, o que é importante.

Ele passa uma receita para o sucesso, não é uma fórmula imbatível, mas dá um bom direcionamento:

  • Foco na Qualidade: dê permissão para o seu time produzir bug zero. Se um programador ou tester estiver em dúvida entre a forma mais rápida e a de melhor qualidade permita a eles escolher a de melhor qualidade.
  • Reduza o Work in Progress: tenha um conceito bem definido de pronto para cada etapa do processo. Não deixe muitos itens sendo trabalhados ao mesmo tempo. Isto aumenta a complexidade, diminui a qualidade e aumenta a quantidade de defeitos. E quanto mais defeitos, mais Work in Progress.
  • Balanceie a demanda e o que é produzido: Tenha controle sobre o que está sendo produzido, tente achar uma previsibilidade. É preciso achar qual o ritmo de sua equipe. Isto deixará o cliente mais confortável, a equipe e superiores mais confiantes. E não altere este ritmo na primeira ventania que aparecer, tente não saturar a equipe, trabalhar no ritmo.
  • Priorização: Uma boa priorização é fundamental para o sucesso do projeto. Devemos ser capazes de priorizar os itens mais importantes para o cliente. Não precisamos gastar tempo priorizando itens que só serão tratados no futuro. No caso de produto, uma boa priorização seria: primeiro o que é commodity, depois o que reduzirá custo, em seguida features legais que concorrentes tem e por último o que seria diferencial do seu produto.

E depois de fazer tudo isto, Reduza a variação! Treine a equipe, faça tabalho colaborativo, feedback rápido, pair programming, crie padrões de codificação e design, faça retrospectiva e corrija o que deu errado, etc… Vá criando um ambiente colaborativo, com feedback e que “aprenda”.

Nesta palestra ele abordou diversos conceitos que são úteis para qualquer equipe de desenvolvimento, depois vou postando outras coisas que achei legal.

Até mais,

André Pantalião Ferreira

4 Respostas to “Falando em Agile 2008 – Impressões”

  1. Fontes Says:

    Só uma coisa a dizer: né?!

  2. Andre Says:

    haha… tá bom, vc vai dizer, eu te disse… eu te disse…

  3. andrefaria Says:

    A palestra do David realmente foi muito legal, a parte que pegou mais forte foi quando ele disse: “You don’t have a social life!”.

    Abraço

  4. blog.caelum.com.br » Falando em Agile 2008: eu fui! Says:

    […] Hugo Germano, Daniel Wildt André Faria Gomes Fabricio Sousa Inove André Ferreira Danilo Bardusco, Guilherme Chapiewski Antonio Carlos Silveira Philip Calçado Flickr do Antônio […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: