O que é Heartbeat?

by

“Pulsação” (google translate)

“Uma música da Madonna” (um fã da Madonna)

“[…] um daemon responsável por monitorar o status dos servidores do cluster e permitir que o segundo servidor assuma as funções do primeiro em caso de pane.” (blog do GDH)

Adivinha de qual Heartbeat iremos falar? do que tem a resposta mais complicada é claro.

Primeiro vamos deixar claro duas palavras que pode ter deixado você com aquela cara de interrogação:

Daemon: acrônimo de Disk And Execution Monitor (Monitor de Execução e de Disco), um software que roda em background, ou seja, o usuário não o controla diretamente. Esse tipo de aplicação, geralmente, é usada para executar tarefas que se comunicam diretamente com o sistema operacional ou com os hardwares, para o usuário é algo transparente, muitas vezes o que importa para ele são somente os resultados.

Cluster: é um conjunto de computadores que estão ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Podemos fazer uma analogia com um time de futebol, são vários computadores que trabalham juntos com o mesmo objetivo, caso algum sofra alguma falha ele poderá ser substituído.

Acredito que agora ficou um pouco menos confuso a definição de heartbeat. Mas se caso ainda ficou alguma dúvida, tentarei fazer uma explicação utilizando uma analogia:

O Heartbeat está para os servidores, assim como, o monitor cardíaco está para nós seres humanos. Mas além de monitorar os servidores o Heartbeat é capaz de substituir um servidor por outro, caso o primeiro falhe, para manter o funcionamento do sistema.

Funcionamento

O funcionamento do Heartbeat ocorre da seguinte maneira: Um servidor redundante verifica, em tempo em tempo, por meio da rede o com o uso de um cabo serial, a disponibilidade do servidor em produção, enviando-lhe uma mensagem e aguardando uma resposta. Essa checagem é feita entre as duas instâncias do Heartbeat instaladas nos dois servidores. Se por algum motivo o servidor em produção não responder, ele será considerado indisponível, e então o Heartbeat do servidor redundante automaticamente providencia a configuração e inicilialização dos serviços locais, além de outros recursos, como o endereço IP, partições de disco, etc.

Por hoje é só pessoal, qualquer dúvida sintam-se à vontade para colocarem nos comentários.🙂

Fonte:

http://ha-mc.org/?q=node/15

http://www.gdhpress.com.br/blog/clusters-de-alta-disponibilidade/

Tags: ,

Uma resposta to “O que é Heartbeat?”

  1. Daniela Bittencourt Says:

    Os fãs de Jessie J também são chamados de Heartbeats – batimentos cardíacos/pulsação – porque ela teve um problema difícil no coração, eles a mantém viva/indo e sem “batimentos cardíacos” uma pessoa não pode viver, então eles são os “Heartbeats” dela.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: