Sip. O que é isso ?

by

O Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol – SIP) é um protocolo de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interactiva entre utilizadores.

SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.

Um pouco de história…

SIP foi moldado, inspirado noutros protocolos de Internet baseados em texto como o SMTP (email) e o HTTP (páginas da web) e foi desenvolvido para estabelecer, mudar e terminar chamadas num ou mais utilizadores numa rede IP de uma maneira totalmente independente do conteúdo de dados da chamada. Como o HTTP, o SIP leva os controles da aplicação para o terminal, eliminando a necessidade de uma central de comutação.

SIP teve origem em meados da década de 1990 para que fosse possível adicionar ou remover participantes dinamicamente numa sessão multicast.

O que o SIP faz?
O SIP fornece configuração/estabelecimento,amarração, derrubada/finalização para comunicações multimídia integrando diversos conteúdos a sessões de administração.

Como ?

O SIP fornece cinco funções, usa uma abordagem por camada que dá flexibilidade e tem uma abertura que permite a ele ser utilizado por novas aplicações.

Localização de Usuário

O SIP determina a localização do usuário por um processo de registro. Quando um software de telefone é ativado em um computador, ele envia um registro ao servidor SIP anunciando a disponibilidade da rede de comunicações.
Os telefones de voz por IP (VoIP), os celulares ou até mesmo um sistema completo de teleconferências também podem ser registrados. Dependendo do ponto de registro escolhido, pode haver vários locais diferentes registrados simultaneamente.

Disponibilidade do Usuário

A disponibilidade do usuário é um método simples de determinar se o usuário quer
ou não responder a uma requisição de comunicação.
Um usuário pode ter vários locais registrados, mas só pode aceitar o recebimento das
comunicações em um dispositivo. Se um não responder, a chamada é transferida
para outro dispositivo ou outra aplicação.

Capacidades do Usuário

Com todos esses métodos e padrões diferentes de comunicação multimídia, é preciso algo que verifique a compatibilidade entre as comunicações e as capacidades do usuário.
Essa função também determina quais métodos de codificação/decodificação um usuário pode suportar.

Configuração da Sessão

O SIP estabelece parâmetros para ambas as pontas da comunicação – mais especificamente, no momento que uma pessoa chama e outra responde. O SIP estabelece os meios de configurar e/ou estabelecer as comunicações.

Gerenciamento da Sessão

Essa função é responsável pela maior parte da admiração dos usuários. Desde que o dispositivo seja capaz, um usuário pode transferir de um dispositivo para outro – como de um telefone por IP para um computador – sem gerar qualquer impacto perceptível.
As capacidades gerais do usuário irão mudar ele poderá ser capaz de iniciar novas aplicações entre outras o que talvez afete temporariamente a qualidade da voz, já que o SIP reavalia e modifica os fluxos de comunicação para voltar à qualidade de voz.
Com o gerenciamento da sessão SIP, o usuário também pode mudar a sessão, tornando-a uma conferência, passando de uma chamada de telefone para uma conferência de vídeo ou abrindo uma aplicação desenvolvida internamente. E, finalmente, o SIP encerra as comunicações.

Finalizando…

Embora o SIP tenha cinco funções, atualmente é mais fácil pensar o SIP como configurador, gerenciador e finalizador das comunicações por IP. As funções de localização e capacidades do usuário podem facilmente ser absorvidas pela função de configuração da sessão.

Fontes :

White Paper – Session Initiation Protocol (SIP): Um Protocolo de Cinco Funções

http://pt.wikipedia.org/wiki/SIP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: