O que é o que no mundo voip

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Estudando voip e sip , vi que muitas vezes somos capazes de entender
contextos e situações porém as vezes falta saber o que é exatamente
cada um dos elementos que fazem parte deste ambiente.
Sendo assim resolvi definir alguns destes elementos

Definiçao Voip –  Voz sobre IP (também conhecido por VoIP, Telefonia IP e Telefonia Internet) se refere à tecnologia que permite a tramsmissão de sinais de voz por uma rede seja ela privada ou uma rede pública como a internet.
É necessário um telefone sip OU um telefone VoIP para que esse tipo de telefonia seja possível. As ligações podem ser feitas para qualquer lugar tanto para números telefônicos VoIP quanto para pessoas com números telefônicos convencionais.

É necessário um telefone sip , mas … o que é um telefone sip ?

Telefone SIP, Telefone VOIP ou soft phones são termos sinônimos entre si e usados par designar telefones que permitem fazer chamadas através da tecnologia VoIP (voz sobre protocolo da internet).

Existem dois tipos de Telefones SIP. O primeiro tipo é o Telefone SIP hardware, que se assemelha a um aparelho de telefone comum, mas pode receber e fazer chamadas usando a internet ao invés do sistema tradicional PSTN.
Os telefones SIP podem também ser com base em software. Estes permitem que qualquer computador seja usado como telefone através de um fone de ouvido com um microfone e/ou placa de som. É necessário também ter uma conexão de banda larga e conexão com um Provedor VOIP ou Servidor SIP.

Entendi tudo, menos o que é um servidor sip ? 

Um servidor SIP é o componente principal de um IP PBX e lida com a organização de todas as chamadas SIP na rede. O servidor SIP também é conhecido por Proxy SIP ou SIP Registrar.
ok , mas e sip e ip pbx ?

SIP é uma sigla para Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol – SIP) é um protocolo de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre utilizadores

faltou o ip pbx…

IP PBX é um sistema telefônico que gerencia telefones na empresa e atua como o “gateway” para redes externas. Ao contrário de um PABX convencional que exige duas redes separadas, uma para dados e outra para voz , o IP PBX trabalha com ambas (dados e voz) em uma unica rede e pode ser usado com telefones IP, softphones e tradicionais telefones conectados a adaptadores Ethernet (um ATA / “Lingo Box”) ou PCs

O que é um Sistema de Telefonia PBX?

PBX significa Private Branch Exchange (troca automática de ramais privados). É uma rede de telefonia privada usada por uma empresa. Os usuários de um sistema de telefonia PBX compartilham um número de linhas externas para a realização de chamadas externas.

Um PBX conecta os telefones internos de uma empresa e também os conecta à rede pública (PSTN). Uma das tendências mais recentes da telefonia PBX é o VoIP PBX, também conhecido como IP PBX que usa o protocolo de Internet para a transmissão de chamadas.

Atualmente, há quatro opções diferentes de telefonia PBX:

PBX
Hosted/ PBX Virtual
IP PBX
Hosted/ IP PBX Virtual

IP PBX é um sistema de telefonia PBX com base em software que ajuda na realização de certas tarefas e oferece serviços que podem ser difíceis e caros de simplementar usando um sistema PBX tradicional.

E o ATA ?

Adaptador de Telefone Analógico: Um dispositivo que se liga em uma conexão de Internet banda larga em umas das extremidades e em telefones comuns na outra, permitindo a comunicação entre os dois

O que é DID ?

DID – Direct Inward Dialing é um recurso oferecido por companhias telefônicas para serem usadas com o sistema PBX de seus clientes, através do qual a companhia telefônica agrupa um conjunto de números associados com uma ou mais linhas telefônicas.

Tem o propósito de permitir que uma companhia designe um número específico para cada funcionário, sem que cada um precise de uma linha telefônica separada. Desse modo, o tráfico telefônico pode ser dividido e gerenciado mais facilmente.

O que são codecs ?

Codecs são usados para converter um sinal analógico de voz versão codificada digitalmente. Codecs variam na qualidade sonora, largura de banda necessária entre outros requisitos computacionais
Cada serviço, programa, telefone, Gateway, etc suporta vários codecs diferentes, e quando falam entre si negociam qual codec utilizar.

Tipos de codecs mais usados atualmente:

GSM – 13 Kbps (full rate), quadros de 20ms
iLBC – 15Kbps, quadros de 20ms: 13.3 Kbps, quadros de 30ms
ITU G.711 – 64 Kbps, baseado em amostra. Também conhecido por alaw/ulaw
ITU G.722 – 48/56/64 Kbps
ITU G.723.1 – 5.3/6.3 Kbps, quadros de 30ms
ITU G.726 – 16/24/32/40 Kbps
ITU G.728 – 16 Kbps
ITU G.729 – 8 Kbps, quadros de 10ms
Speex – 2.15 to 44.2 Kbps
LPC10 – 2.5 Kbps
DoD CELP – 4.8 Kbps

O que é RTP ?

RTP – significa em inglês Real Time Transport Protocol (Protocolo de Transporte em Tempo Real) e determina um formato de pacote padrão para o envio de áudio e vídeo pela Internet. É definido pela RFC 1889. Foi desenvolvido pelo grupo Audio Video Transport Working e foi primeiramente publicado em 1996.

RTP e RTCP estão intimamente interligados – o RTP entrega os dados e o RTCP é usado como um feedback da qualidade do serviço.
E esse RTCP ?

RTCP significa em inglês Real Time Transport Control Protocol (Protocolo de Controle de Transporte em Tempo Real) definido pela RFC 3550. O RTCP funciona juntamente com o RTP. O RTP realiza a entrega dos dados, enquanto o RTCP envia pacotes de controle aos participantes de uma chamada. Sua função principal é fornecer um feedback da qualidade dos serviços oferecidos pelo RTP.

O que é enum  ?

ENUM significa em inglês Telephone Number Mapping (Mapeamento de Números de Telefone). Esta abreviação esconde em si uma ótima idéia: ser alcançável em qualquer lugar do mundo com o mesmo número de telefone – e com o melhor e mais barato reencaminhamento de chamadas. O ENUM conecta um número de telefone a um endereço da Internet que é publicado no sistema DNS. O proprietário de um número ENUM pode, portanto, publicar para onde uma chamada deve ser reencaminhada através de uma entrada DNS. E mais, diferentes rotas podem ser determinadas para diferentes tipos de chamadas – por exemplo, você pode determinar um reencaminhamento diferente se a chamada vier de um fax. O ENUM necessita do número de onde a chamada se origina para operar.
O número do ENUM é registrado de modo semelhante ao registro de um domínio. No momento, muitos registradores e provedores VoIP estão fornecendo este serviço de graça.
O ENUM é um padrão novo e ainda não muito divulgado. Apesar de parecer estar prontopara causar uma nova revolução nas comunicações e mobilidade pessoal.

O que é  CDR ?

Call Detail Record (Gravador de Detalhes de Chamada)
Um gravador de dados das chamadas em um sistema voip.
Grava informações como origem , destino , hora de inicio , finalização
e duração de uma chamada

fontes:

www.voip-info.org
www.3cx.com.br
http://www.primusvoip.co.uk/jargon_buster.html

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