Comunicação Interna é importante?

by

Hoje fui fazer um curso de Comunicação Interna na Fundação Vanzolini (dica do Ivan). Mas aí é normal se perguntar: O que que a comunicação interna tem a ver com o desenvolvimento de Software? Com o Basix? Porque se preocupar com isso?

A comunicação interna é o ponto de partida para o alinhamento de discurso em uma organização.

E mais do que ser uma ferramenta para a empresa divulgar o que fez, deve ser uma via de mão dupla, informando o que o colaborador precisa e deseja saber, levantando quais são as informações que precisam ser comunicadas aos colaboradores. E não é algo que ainda engatinha, existe empresas especializadas em auziliar na comunicação interna de empresas.

No projeto que trabalho, o Basix (um sistema que tem seu principal cliente no Japão), muitas vezes temos dificuldade de comunicação entre os próprios membros da equipe que estão trabalhando em horários alternativos, o que piora quando estamos separados geograficamente e em países diferentes. Se dentro de uma equipe de 25 pessoas já é difícil manter todos alinhados, imagine em uma empresa de 100, 1000 ou 10000 pessoas em locais diferentes.

Por isso, temos que pensar na comunicação interna da empresa levando em conta a cultura da empresa, os valores, o comportamento das suas lideranças e às crenças de seus colaboradores.

O papel aceita qualquer coisa. Não temos que focar em produzir peças publicitárias, discursos ou e-mails bonitos que irão agradar a direção da empresa. Temos que produzir conteúdo que seja verdadeiro, coerente com discurso das lideranças e adequado para a rotina dos colaboradores e da empresa. Deve ser algo verdadeiro!

A professora, Cláudia Cezaro Zanuso, colocou bem a importância de compartilharmos a maior quantidade possível de informação em uma empresa (ela não disse exatamente com estas palavras):

Estamos na era do conhecimento, só com informação não se faz muita coisa. Quanto maior o número de pessoas tendo acesso as informações, maior a chance de gerarmos bons conhecimentos.

E você? O que você gostaria de saber sobre a empresa em que trabalha? De que forma gostaria que fosse esta comunicação? Você acha que compartilham uma quantidade suficiente de iinformações?

Deixe seu comentário ou envie um e-mail para andre@voicetechnology.com.br.

Até mais,

André Pantalião Ferreira

Tags: ,

6 Respostas to “Comunicação Interna é importante?”

  1. Fabrício Ferrari de Campos Says:

    Comunicação é uma questão de sobrevivência. Só conseguimos o progresso que vivenciamos hoje, por meio dela. E o conhecimento guardado para si só, apodrece, devemos está sempre, passando conhecimento. Uma analogia, pode ser feita com a situação de um inventor: se ele não comunica-se para ninguém a sua invenção, a mesma não teria nenhuma importância para o mundo.

    Muito bom o post Panta!

    Abraço!

  2. Evelyn Says:

    Andre, falou e disse!

    Mesmo sendo brasileiros, o pessoal da Brastel do Japao as vezes pensa com a lógica do japones. Entao temos que prestar atenção na hora de falar, na hora de pedir, enfim nos “sinais”. que eles nos mandam…temos que lembrar que eles vivem o dia a dia numa cultura diferente da nossa para nao termos um choque na comunicação…

    Abraços

  3. Wesley Volcov Says:

    Hoje, apesar de termos muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre estamos nos comunicando. Existe uma grande diferença entre comunicação e informação. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, causam confusão porque não foram divulgadas da forma adequada. Outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato. Daí o valor da Comunicação Interna numa organização. =)

  4. andrepanta Says:

    É isso aí. E até que conseguimos disseminar conhecimento com o Ensinar. E temos que continuar tento ampliar ainda mais. Afinal, compartilhando conhecimento acabamos aprendendo mais.

    Valeu…

  5. andrepanta Says:

    Oi Evelyn, obrigado pela visita e pelo comentário.

    Você está certa, a chance de um erro de comunicação com o Japão é bem maior. Se já temos problemas de comunicação com pessoas que estão no mesmo ambiente, pessoas que conhecemos e com as quais conversamos, imagina com pessoas que só falamos por e-mail.

    Até mais,

  6. andrepanta Says:

    É isso mesmo Wesley… está certinho.
    Lá no nosso caso, enquanto não temos uma comunicação interna totalmente organizada, quando tiver alguma dúvida é só perguntar!!!

    Até mais,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: