“Nós somos os gringos deles – O mundo é pequeno para os profissionais de talento”

by

Já faz um tempinho, que eu prometi (aqui) que ia fazer um post sobre essa palestra, ministrada pelo Luli Radfahrer, que assiste no Latinoware 2008. E como dizem: “promessa é dívida”.

Para começar esse post, vamos lembrar, de uma mania que nós brasileiros temos: a de achar que tudo que vem de fora é melhor do que o produzido aqui.

Why? Por qué? なぜ? 為什麼?

O motivo para esse pensamento arcaico, deve-se ao passado do Brasil. Um país que na maior parte da sua história, foi colônia de Portugal, e na época, tudo o que era de fora, acabava tendo mais valor e glamour, por exemplo, roupas.

E outro fato, foi a forte migração de pessoas de todo mundo (eu mesmo sou bisneto de italianos). E os estrangeiros, diferentes de nós, valorizam as tradições, culturas, produtos, etc de seus países. E isso acabou sendo passado para nós.

Hoje em pleno século XXI, para ser mais preciso, em 2009, ainda somos conhecidos por sermos os maiores exportadores de matérias primas, por exemplo, a laranja. E continuamos importando o suco de laranja em caixinhas. E quando vamos ao supermercado preferimos comprar um suco de caixinha de uma empresa estrangeira, do que o produzido 100% por um empresa nacional.

Mas vamos parar de falar da indústria e do passado e começar a falar sobre a tecnologia e o presente.

Para fabricar caixinhas de suco, é preciso de máquinas, que são formadas por peças importadas, por isso acabamos exportando a laranja, para outros países industrializarem na forma de caixinhas de suco de laranja.

Mas você não disse que ia parar de falar da indústria?

Calma.

E para desenvolver um software, o que é preciso?

Mão de obra qualificada?

Também, mas qual é a matéria prima de um software?

Hmmmm…a informação?

Isso mesmo! A informação é a matéria prima para podermos criar um software.

E hoje com a Internet, temos acesso a informação de formar muito fácil e abundante. Blogs, Youtube, sites, etc, são atualizados a cada minuto, por pessoas de todo o mundo. Assim sendo, eu que moro no Brasil tenho acesso a mesma informação, que uma pessoa dos E.UA., da Índia, do Japão, de Bangladesh…

Desta maneira, temos a mesma condição de construir um bom software, que outras pessoas do mundo tem. E nos brasileiros, temos ainda um diferencial, usamos demais o lado direito do cérebro.

Os dois lados do cérebro

O lado direito do cérebro é o responsável pela criatividade, que pode ser um diferencial no desenvolvimento de um software, se usada da maneira correta. E falo da maneira correta, pois quando falamos em criatividade no desenvolvimento de software, logo lembramos da POG (Programação Orientada a Gambiarras).

Antes de encerrar esse post, deixo uma frase do Luli Radfahrer, e para quem quiser saber mais sobre esse assunto, recomendo a excelente palestra do Luli, apresentada no Latinoware 2008 e que se encontra mais abaixo:

“Hoje chegamos num ponto, que nós somos tão gringos quanto os gringos. Que o mundo se tornou pequeno, próximo e rápido, que as ferramentas estão disponíveis e ao alcance de qualquer um. E que o que vai fazer a diferência é a idéia, aplicada num algoritmo e que seja evolutivo. Se eu pudesse realizar um único desejo hoje, eu queria ser o meu neto.” (Luli Radfahrer)

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

more about “Luli – Palestra OAH – “Nós somos os g…“, posted with vodpod

Tags: , , ,

2 Respostas to ““Nós somos os gringos deles – O mundo é pequeno para os profissionais de talento””

  1. Adelson Says:

    Fala Fabrício.
    Muito show esse resumo.
    Essa imagem ficou sensacional.. !!

    Pena q assisti só o final da palestra.
    Abraços!

  2. Daniel Says:

    Pra quem gostou veja a palestra do Luli de inovação… ou a do FF’08.

    MUITO BOAS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: