Falando sobre JBoss

by

Este post tem como objetivo trazer conceitos básicos sobre o Jboss. Espero que gostem ! =D

O Que é o JBoss ?

JBoss (pronuncia Djei Boss) é um servidor de aplicação J2EE de código fonte aberto, ou seja, ele já possui métodos implementados para facilitar a criação do seu sistema.

Mas, o que é um servidor de aplicação?

Servidores de aplicação permitem o desenvolvimento de aplicações distribuídas multi-camadas. Ele age como a interface entre os clientes e as bases de dados e os sistemas de informação corporativos (ERPs, sistemas legado, etc.), ou seja, disponibiliza um ambiente para a instalação e execução de certas aplicações.

E o JavaEE?

Em 1999 a Sun começou a distribuir 3 edições de sua especificação para Java:

    J2SE (Java 2 Standard Edition): APIs básicas, e para o desenvolvimento de aplicações em desktops.

    J2ME (Java 2 Micro Edition): APIs para o desenvolvimento de aplicações embedded, em plataformas como PDAs e telefones celulares.

    O objetivo do JavaEE é especificar uma plataforma com um modelo de componentes e a infra-estrutura básica (segurança, transações, acesso a bases de dados, etc.) para o desenvolvimento de aplicações corporativas. O padrão JavaEE da Sun é composto por:

    O JavaEE Compatibility Test Suíte: Um conjunto de testes de compatibilidade para garantir que um produto JavaEE é compatível com o padrão da plataforma JavaEE.

    JavaEE (Java 2 Enterprise Edition): APIs para o desenvolvimento de aplicações corporativas.

    A implementação de referência JavaEE: Uma implementação de referênciapara demonstrar as capacidades do JavaEE e para prover uma definição operacional da plataforma JavaEE.

    O modelo de programação de aplicações JavaEE: Um modelo de programação padronizado para o desenvolvimento de aplicações multi-camadas.

    O JBoss é uma implementação – clean-room – das especificações JavaEE da Sun, isto é, ele não utiliza nenhuma biblioteca vinda da Sun ou de outros fornecedores.

Como surgiu o Jboss ?

O desenvolvimento do JBoss começou em março de 1999. Nascido como um simples container EJB (Enterprise JavaBeans) e, ao longo dos anos, evoluiu para ser um servidor de aplicações Java completo, que hoje está bastante maduro. Ele é desenvolvido por uma comunidade open source e está se tornando um sério concorrente aos servidores de aplicação comercial. ( Como, o servidor WebSphere Application Server da IBM e o WebLogic Server da BEA Systems ).

Os desenvolvedores responsáveis estão agora empregados por uma empresa de serviços chamada JBoss_Inc.. fundada por Marc Fleury, o criador da primeira versão do JBoss. O projeto é custeado por uma rede mundial de colaboradores. Em Abril de 2006 foi anunciada sua aquisição pela Red Hat.

Quais versões existentes?

Existem muitas versões com update´s de bug´s , até chegarmos nas versões em que chamamos de GA ( General Availability ), como podemos ver abaixo:

JBoss AS 4.0 é um servidor de aplicações Java EE 1/4, com embutidos Apache Tomcat 5.5. Qualquer Máquina Virtual Java entre as versões 1.4 e 1.5 são suportados. JBoss pode ser executado em inúmeros sistemas operacionais, incluindo muitas plataformas POSIX (como o Linux, FreeBSD e Mac OS X), Microsoft Windows e outros, enquanto um adequado JVM está presente.

JBoss AS 4.2 é também um servidor de aplicações Java EE 1/4, mas Enterprise JavaBeans 3.0 é utilizado por omissão. Ele requer o Java Development Kit versão 5. Tomcat 6 é empacotado com ele.

JBoss AS 5.0, a versão atual, é um servidor de aplicações Java EE 1/5. Tinha-se em desenvolvimento para mais de 3  anos e é construído no topo de um novo JBoss microcontainer.

Espero ter atendido as expectativas de vocês caros leitores.

Tags:

3 Respostas to “Falando sobre JBoss”

  1. Calex Says:

    Cara ta de parabens!!!!!!!😀 Muitos precisão disso para poder iniciar a vida na área tecnologica!😀

    Abraços e muita luz!

  2. raneves Says:

    muito bom, me ajudou

  3. Deco Says:

    Cara, o JBOSS AS 4.0 pode ser executado na máquina virtual 1.6?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: