D-Olho na Qualidade 5Ss

by

Andei buscando informações de como melhorar o ambiente na empresa (sim, eu Capelo pesquisando algo que não é ligado a tecnologia) e por acaso encontrei um curso oferecido pelo Sebrae chamado D-Olho na qualidade 5Ss. Fiquei curioso, nunca tinha ouvido falar, assim me cadastrei e conclui o curso.

Introdução

Durante o curso refleti sobre locais que passei durante a vida e locais atuais, profissionais e pessoas, percebi que todos podem melhorar.

Bom, vamos ao o que interessa “qualidade 5Ss” é um bom programa com etapas a serem seguidas com o objetivo de alcançar uma melhor convivência na empresa e até pessoal proporcionando resultados muito eficientes, tanto na vida dos colaboradores quando no ambiente organizacional.

Significados

Em japonês, o método foi chamado de 5Ss, pois as cinco palavras que representam cada fase começam com a letra S. Vejam :

  • Seiri – Senso de arrumação > DESCARTE

  • Seiton – Senso de ordenação > ORGANIZAÇÃO

  • Seiso – Senso de limpeza > LIMPEZA

  • Seiketsu – Senso de Asseio > HIGIENE

  • Shitsuke – Senso de autodisciplina > ORDEM MANTIDA

Certo, isso parece aquele negócio de autoajuda, mas se seguido e implantado o programa passo a passo/ senso a senso veremos uma grande melhora na produtividade. Para implantar o programa, segundo o curso, devem-se criar campanhas na empresa para cada fase, iniciando pela Seiri (Descarte).

“Há quem diga que praticar o programa é praticar “bons hábitos” ou “bom senso”. Apesar da simplicidade dos conceitos e da facilidade de aplicação na prática, sua implantação efetiva não constitui uma tarefa simples, porque a essência dos conceitos é a promoção de mudança de atitudes e hábitos das pessoas pela convivência e experiência ao longo de suas vidas.”

Vamos refletir

Já pensou sobre as mudanças a serem realizadas em seu ambiente?

Refletiu sobre a situação atual?

Nesse sentido, as questões, a seguir, poderão ajudar:

  • Como está meu ambiente?

  • Ambiente? Qual ambiente?

  • Existe desperdício no mundo?

  • Existe desperdício em nosso país?

  • Existe desperdício em nossa organização?

  • Existe desperdício em nossa casa?

  • Existe desperdício em nós mesmo?

  • O ambiente de trabalho./O ambiente de lazer./O ambiente familiar./O ambiente interno (EU)

  • Existe desperdício?

Penso em dar continuidade a este assunto, talvez com textos sobre cada passo da implantação da metodologia em uma empresa. (depende do feedback do povo hehe).

Abaixo um texto bem legal sobre a origem do programa.

A REMOTA ORIGEM DA FILOSOFIA 5S

A origem remonta aos templos budistas e xintoístas no oriente antigo, nos quais, segundo se conta, um discípulo de mestre-monge passava por etapas-chave antes de se tornar definitivamente monge. Na primeira etapa, ao chegar, o discípulo era convidado a descartar todos os sentimentos, pensamentos e bens materiais que não teriam utilidade na nova vida que se iniciava. Dessa forma, por exemplo, seus pertences pessoais inúteis (roupas, acessórios etc.) e seus pensamentos impuros eram deixados ao entrar no templo. O desperdício – ter consigo ou para si algo que não lhe tem utilidade – era considerado uma ofensa, já que a natureza, ao oferecer o recurso, o faz para uma finalidade justa. Para viver a nova vida, disciplina e novos hábitos eram importantes. Para uma boa convivência em um ambiente de recursos escassos, a organização era fundamental. Por isso na segunda etapa o discípulo era convidado a conhecer e praticar a disciplina dos horários e a identificação dos locais e utensílios para que todos pudessem compartilhar e incorporar hábitos que facilitassem a vida conjunta, praticando o respeito ao outro. Vencidas essas etapas, o discípulo passava pela terceira etapa sendo um processo de limpeza e purificação, que incluía jejum, sua limpeza física e a prática de manter limpos (evitar sujar) todos os espaços. Nesse momento, seus cabelos eram raspados, para simbolizar a “passagem”. Na quarta etapa, os pensamentos e hábitos do discípulo entravam em uma etapa de “higienização“. Por meio de prática e reflexão, ele era estimulado a manter pensamentos e atitudes pró-ativos e positivos, que garantissem a saúde mental e corporal sua e do grupo. Na quinta e última etapa, o discípulo então se tornava monge e era convidado a manter e melhorar sua prática dos aspectos anteriores. Para tanto, uns apoiavam os outros em relações mestre-discípulo, a fim de garantir a disciplina e a persistência para melhorar a maneira de sentir, agir e ser.

Abraço pessoal, espero que tenham gostado.

Tags:

18 Respostas to “D-Olho na Qualidade 5Ss”

  1. André Pantalião Says:

    Ae Capelo,

    Seja bem-vindo como autor no Ensinar !
    E parabéns por estar buscando sempre melhorar a sua empresa.
    (Para quem não sabe o Capelo trabalhava na Voice, e saiu para montar a sua empresa)

    Como você disse no texto, o difícil neste tipo de programa é alterar os nossos hábitos, a forma como fazemos as coisas. Mas apesar de parecer auto-ajuda, se bem praticado parece trazer muitos benefícios.

    Até mais,

    André

  2. Petri, o Inominável Says:

    Falae seu Camelo.

    Gostei do texto. Embora as “sinco” etapas pareçam auto-explicativas, seria bem legal uns posts falando sobre cada uma.
    Seja bem vindo.

    o/

  3. Thiago Veiga Says:

    Eu já estudei 5s e também já vi ser aplicado na prática.
    Lá havia uma equipe que avaliava e dava notas relativas aos resultados de cada equipe
    (setor da empresa) no programa , no fim e equipe vencedora ganhava algum tipo de prêmio e isso ajudou muito a mudar os hábitos dos funcionários.

  4. Capacitação gratuita para gestão de negócios de food service « Débora Carvalho de Oliveira Says:

    […] para abrir sua empresa, como lidar com a inadimplência, como aumentar a produtividade com os 5S’s, e sobre contratos alternativos de trabalho, entre outros – além de aulas gastronômicas […]

  5. Capacitação gratuita para gestão de negócios de food service « Empreender News Says:

    […] para abrir sua empresa, como lidar com a inadimplência, como aumentar a produtividade com os 5S’s, e sobre contratos alternativos de trabalho, entre outros – além de aulas gastronômicas […]

  6. Robson Dal'Alba Says:

    Olá Roberto Capelo,

    Umas das caracteristicas do 5S’ é a organização do ambiente como objetivo principal. O senso das etapas do 5S’ deve ser muito bem dissiminado dentro da organização para que funcione. Se analisarmos, diariamente realizamos os 5s, de diferentes formas, mas com o mesmo objetivo: organizar e manter organizado.

    Um forte abraço.
    Robson Dal’Alba

  7. D-olho na qualidade 5Ss (parte 2) « Blog do Ensinar Says:

    […] na qualidade 5Ss (parte 2) By Roberto Capelo Como o outro post D-Olho na Qualidade 5Ss  foi bem acessado, achei que seria legal dar continuidade as dicas de implantação do […]

  8. leri ottmar pinto da silva Says:

    Sou técnico de segurança de uma empresa em esteio/rs comecei a implementar 5s na empresa e as suas explicações ajudam bastante.
    Gostaria que manda-se mais explicação sobre 5s se possível.obrigado

  9. Roberto Capelo Says:

    Fala Leri tudo bem?
    Onde pode encontrar uma maneira muito boa de entender e implementar os 5Ss é no curso grátis do Sebrae a distancia que eu fiz :

    Nome do Curso : D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios
    http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/

    Espero ter ajudado, até mais.

  10. Os números de 2010 « Blog do Ensinar Says:

    […] D-Olho na Qualidade 5Ss abril, 2009 9 comentários 3 […]

  11. Maria Says:

    Bom Dia!
    Sou técnica ambiental, quero aplicar 5Ss em uma equipe que tem habitos e atitudes enertes isto ja vem a longo tempo. se puderem me ajudar fico muito agradecida.

  12. Roberto Capelo Says:

    Olá Maria,
    Onde pode encontrar uma maneira muito boa de entender e implementar os 5Ss é no curso grátis do Sebrae a distancia:

    Nome do Curso : D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios
    http://www.ead.sebrae.com.br/HotSite/CursoDetalhe.asp?CodCurso=52

    Fique à vontade para compartilhar sua experiência sobre a implementação do programa conosco.
    rfcapelo@gmail.com

    Obrigado.

  13. fabio elias Says:

    Olá, gostei muito da forma que explica o sistema, simples e objetivo.
    Gostaria de recber mais informações sobre 5s, pois estou iniciando uma implantação em pequena empresa de confecção.

    Forte abraço!! sucesso!!!

  14. Maria Betania Amaral Says:

    Oi, Roberto Capello, amei sobre o artigo, de qualidade sobre os 5s, acredito sim que é imprescindível atingir as metas sem utilizar as 5 fases, ou melhor os 5 s, e o assunto no blog é muito interessante, Gostei

    Um grande abraço.

  15. Daniel de Oliveira Furtado Says:

    Oi,
    Sou Técnico em Administração de Empresas e Bacharelando em Administração Pública, gostaria de comentar o quanto esta matéria é enriquecedora e pedir permissão para divulga-la aos meus amigos de rede.
    Atitudes como esta fazem o mundo melhor, continui melhorando-o!

  16. Roberto Capelo Says:

    Quando mais divulgar melhor, obrigado pelo comentário. Aproveite e veja a apresentação que também fiz: http://www.slideshare.net/robertocapelo/dolho-na-qualidade-5ss

  17. Diana Figueira Says:

    aplico os 5s na minha microempresa de confecção que trabalha com reparos, consertos e reformas, i,agine como é difícil manter tudo em ordem, mas se consegue com muita persistencia e determinação. O resultado vale a pena.

  18. CONSULTORIA ISO 9001 Says:

    Para isso temos projetos de consultoria em sistema de gestão da qualidade ISO 9000, visando auxiliar as organizações na:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: