Scrum Gathering São Paulo 2009

by

Hoje, dia 12 de maio, e amanhã acontece em São Paulo a versão brasileira do Scrum Gathering.O evento acontece em um local muito agradável, o Hyatt nas Nações Unidas, próximo à Rede Globo e Ponte Estaiada. São aproximadamente 250 participantes. Temos representantes de metodologias ágeis de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina… enfim, pessoas de todas as partes do páis.

Neste post pretendo fazer um breve resumo das palestras que assisti. Algumas palestras ocorrem em paralelo, por isso só irei escrever aqui sobre as que assisti. Se você assistiu alguma palestra que não escrevi sobre, mande o link, que coloco no post.Na maioria das palestras, basta clicar sobre os títulos delas, que apresento informações mais detalhadas sobre elas.

Durante o evento, algumas palestras ocorrem em paralelo, por isso, vou falar somente sobre as que assisti.

Palestra: Boas vindas de Jim Cundiff

Depois dos agradecimentos iniciais, ele falou sobre a Scrum Alliance, o crescimento do Scrum e ressaltou que eles consideram que o Scrum seja um Framework que pode ser utilizado tanto por praticantes de XP ou PMPs. (saiba mais)

Palestra: Gerenciamento de projetos como uma competência estratégica – Ricardo Vargas

O palestrante foi o primeiro latino-americano membro do board mundial do PMI. Fez uma palestra que falou como o PMI enxerga o mundo ágil e falou que não vê sentido na divisão entre mundo ágil e mundo “formal” ou “heavy”. O importante é entregar valor para o negócio.(saiba mais)

Minha opinião: Palestra tratou de um tema que sempre gera discussão, e muito se diz sobre a combinação de Scrum e PMI. Porém, na hora que foi perguntado sobre sua real opinião, ele acredita em duas coisas que discordo:

  • Não acredita que exista equipe auto-gerenciada;
  • Acredita na necessidade de um ser central nos projetos, meio que um herói muito capaz, que é o gerente de projeto.

Palestra: Scrum e Mudança Organizacional – Alexandre Magno

Alexandre Magno fala sobre as resistências encontradas ao implementar scrum em uma empresa e qual seria a melhor maneira de enfrentá-las. Além disso, apresenta um roteiro de como implementar Scrum nas empresas. Foi uma palestra que tratou de forma direta diversos assuntos recorrentes quando se está implantando Scrum.  (saiba mais)

Key Note: Ken Schwabber

Na palestra do Ken Schwabber ele falou sobre uma certificação de CSD (Certified Scrum Developer), que muitos acharam que era pegadinha e pelo visto é verdade. Acho meio infeliz criar este tipo de certificação para ensinar práticas de engenharia. Principalmente que já o fazem junto com um conjunto de ferramentas. Mas, este assunto é para outra hora. (veja mais aqui)

Palestra: Revelando e Descobrindo Talentos com Scrum – Edmilson Miyasaki

Achei que esta palestra fosse falar sobre qual a melhor forma de gerenciar os talentos de uma equipe que trabalha com Scrum. Mas na verdade, apresentou de forma superficial como o Scrum poderia potencializar a descoberta de talentos. Além disso, o ritmo da palestra era muito devagar. Saí e fui para outra palestra.Mas quem ficou até o final, falou que não melhorou muito não. É uma pena, porque é um assunto com potencial.

Palestra: Scrum para Desenvolvimento Interno e para Produtos de Software – Rodrigo Yoshima

Rodrigo Yoshima substituiu ao Guilherme Chapiewski, que não pode comparecer.

Rodrigo fez um balanço das implementações de Scrum que participou, dizendo que Scrum é mais fácil para ser adotado por empresas de ISVs, que desenvolvem produto (que é o nosso caso na Voice Technology). Isto porque eles não precisam convencer o seu cliente a aceitar contrato de escopo aberto. (saiba mais)

Palestra: Os desafios de escalar Scrum – Danilo Bardusco

Palestra de Danilo Bardusco – Globo.com, a apresentação está disponível no SlideShare. Já havia assistido uma palestra dele e novamente foi muito competente e direto no assunto que tratava. Passando experiência de utilização e conceitos do Scrum na mesma palestra.

Este foi o primeiro dia, logo segue as informações sobre o segundo dia.

André Pantalião Ferreira

Tags: , , ,

3 Respostas to “Scrum Gathering São Paulo 2009”

  1. Rodrigo Ribeiro Says:

    Grande Pantalião!!

    Parabéns pela excelência, rapidez e conteúdo presentes no report do evento!

    Aguardo o segundo post para leitura.

    P.S.: Notamos sua ausência ontem….foi por isso! rs

  2. Renata Says:

    Nooooossa! Parabéns! Uma boa visão do que rolou por lá…
    Estarei acompanhando os demais posts com certeza!

    []´s

    Renata
    http://delegada-ti.blogspot.com

  3. andrepanta Says:

    Obrigado Rodrigo…

    Foi mal, não tinha avisado a todos que eu iria no evento, hehe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: