Impressões do 2º Encontro Mensal da ALATS São Paulo

by

Hoje das 18:30 até às 22:00 ocorreu o 2º Encontro Mensal da ALATS em São Paulo.

O tema dessa vez foi “Estimativas”,  e foi dividido em duas palestras: “Estimativa do tamanho do Software através da Análise de Pontos de Função (APF)”, palestrada pela Cristiane Pelossi Genovese Barroso, CFPS – Certified Function Point Specialist e “Estimativa do tamanho do Software através da Análise de Pontos de Teste (APT)”, palestrada pelo José Correia, diretor da ALATS São Paulo.

Abaixo, relato as minhas impressões do 2º encontro mensal.

Estimativa do tamanho do Software através da Análise de Pontos de Função (APF)

A palestra ocorreu no auditório do IMAM para 44 participantes (no 1º encontro foram 14). E no seu início a Cristiane apresentou como que surgiu a APF e um breve panorama da situação de mercado, aliás, um dado informado bem interessante é a falta de pessoal qualificado para a área.

Em seguida a palestrante explicou os conceitos de APF, ela é uma técnica para medir o tamanho do software, e está fortemente relacionada com os requisitos funcionais solicitados pelo cliente.

Além de sua função principal, a APF ainda ajuda na complementação e melhoria dos requisitos. E com ela fica mais fácil explicar o tempo do projeto e estimar o valor do mesmo (que muitas vezes é definido por horas e não por função).

A Cristiane ainda  explicou como funciona a certificação CFPS, que já tem mais de 500 certificados no Brasil, aliás, o Brasil é o país que mais tem certificados.🙂

Bem, para finalizar a impressão da palestra da Cristiane, ficou claro que aplicação da APF traz bons resultados, porém ela não é fácil de ser aplicada, há muitos fatores que podem influenciar, e temos que está capacitados para tal tarefa. Tanto a nível de conhecimento da APF como do sistema que está sendo avaliado.

Um ponto interessante, apresentado pela Cristiane é que a APF pode ser aplicada mesmo com o projeto já em andamento, para as novas funcionalidades, por exemplo.

Estimativa do tamanho do Software através da Análise de Pontos de Teste (APT)

A palestra do José Correia foi bem curta e mais para dá uma visão geral na APT, criada por Martin Pol, Ruud Tennissem e Erik Van Veenendaal.

O que ficou legal, foi que após ter visto a APF ficou bem claro a importância da APT, pois ela é mais especifica e abrangente para a área de Testes. Sendo muito útil para estimar o esforço de teste necessário, e muito melhor que a “estimativa do dedo”, ou a do “veja bem”, ou ainda a do “se”.

O José Correia alertou que precisamos usar mais a APT no Brasil, afinal ela é uma continuação de uma metodologia válida, e é bem usada na Europa, o que mostra que ela pode sim nos auxiliar nas estimativas.

No final o palestrante ainda comentou sobre outras formas de estimar:

  • Top down
    • Custos
    • Restrições
    • Ponto de Função
    • Cocomo
  • Julgamento experiente
  • Botton up
    • Baseado na WBS

E ainda José Correia nos contou duas novidades, o lançamento do Comitê de Estimativas e da BLAETS (Base Latina Americana de Estimativas de Teste de Software) um projeto que visa proporcionar a todos da área, uma fonte para obter estimativas de esforço no Teste de Software.

E para o desenvolvimento da BLAETS nós precisaremos ajudar, pois ela será construída a partir de dados fornecidos por nós. A ALATS irá coletar, analisar e divulgar tais dados, que não terão nenhuma informação particular, como os dados da empresa.

Mais uma boa iniciativa, e o sucesso dela só depende da comunidade brasileira de Teste de Software, ou seja, de nós mesmos.

Coffee Break

O coffee break foi um momento ímpar do encontro, além dos excelentes salgados e doces, o restaurante estava cheio e foi um bom momento para conversar com o pessoal. Aliás, tive o prazer de conhecer pessoalmente o Elias Nogueira e também o Robson Agapito, junto com o pessoal da Mega, e também algumas pessoas que já visitaram o QualidadeBR.🙂

Encontro

O segundo encontro foi muito bom, uma oportunidade única para entender melhor a APF e APT, e ainda aproximar mais a comunidade de Teste e Qualidade de Software.

Parabéns a Cristiane pela palestra, ao José Correia e o pessoal da Iterasy (que auxiliam a organização do evento) por mais um encontro e pelo esforço dedicado, e também a todos os participantes, afinal sair do trabalho e ir para o encontro não é fácil.

E para encerrar esse post, nada melhor do que falar sobre o 3º encontro mensal, que terá Fábio Martinho Campos, grande especialista da área, palestrando sobre Teste de Performance, no dia 16 de junho no IMAM.

Abraços a todos! E até o próximo encontro!🙂

Saiba mais:

Quem quiser saber mais sobre os encontros mensais da ALATS em São Paulo, e também fazer o download da apresentação do 2º encontro, segue abaixo o link:

http://www.alats.org.br/Default.aspx?tabid=144

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: