Mobicents: Visão Geral – parte 1

by

Aqui iniciamos o primeiro episódio da série de posts sobre o Mobicents. Inaugurando mais um projeto da equipe do Ensinar, formada por profissionais e ex-profissionais da Voice Technology. Nos primeiros artigos da série, iremos dar uma visão geral sobre o Mobicents. E mais uma vez contamos com a participação de vocês, leitores (as), para poder nos dá o feedback da série, fazendo sugestões, críticas, elogios, perguntas, etc.🙂

Preparem a pipoca, pois o Ensinar Séries começa agora!

Contextualização

No mundo de desenvolvimento de sistemas, existem plataformas de desenvolvimento, cuja existência é voltada para facilitar e prover funcionalidades para que o desenvolvedor possa desenvolver o seu software.

Falando metaforicamente, poderíamos pensar que a plataforma seria como um escritório, por exemplo: um escritório de advocacia é onde advogados exercem as suas funções, e esse tem características diferentes de um escritório de uma empresa de TI.

Analisando melhor a metáfora, percebemos que cada escritório é voltado para um público específico, afinal cada escritório precisa atender as necessidades de quem o utiliza. E uma plataforma de desenvolvimento também é voltada para um público específico.

No caso do Mobicents, ele é voltado para desenvolvedores Java, que objetivam desenvolver soluções para a área de Telecomunicações, possibilitando desenvolver aplicações que tire proveito de diversos protocolos de comunicações, tais como: SIP, MGCP, JABBER, SS7, SMPP, etc. (aqui entra em cartaz a sopa de letrinhas da área de telecom). Apesar de todos os protocolos suportados, uma das maiores aplicações é o desenvolvimento de aplicações VoIP. Quem trabalha ou já teve contato com o mundo de desenvolvimento de sistemas VoIP, deve saber que desenvolver um sistema VoIP não é uma missão tão simples assim. E um dos motivos para isso é que não temos uma plataforma “padrão”/largamente utilizada, aliás, até pouco tempo atrás, nem existia uma plataforma voltada para o desenvolvimento de aplicações VoIP.

Percebendo essa necessidade e a expansão do mercado VoIP, a Redhat adquiriu um projeto iniciado por um pessoal  da Portugal Telecom,  o Mobicents.

O Mobicents é para desenvolvedores. Não tem tanta coisa pronta como no Asterisk, mas é muito melhor do que você começar a desenvolver um servidor SIP do zero. Além disso, ele parece ter sido muito bem feito.

O que é o Mobicents?

Como foi dito anteriormente o Mobicents é uma plataforma para o desenvolvimento de soluções para a área de Telecomunicações, mais precisamente para a área de telefonia VoIP.

O Mobicents é a primeira e única plataforma VoIP Open Source certificada para JSLEE 1.1 e SIP Servlets 1.1. Ele fornece um modelo de componente e um ambiente de execução robusto para as aplicações de Telecom, permitindo o desenvolvimento de aplicações de voz, vídeo e dados.

Ele traz consigo vários outros subprojetos:

  • Um servidor totalmente certificado e compátivel com o JSLEE. Ele ainda implementa algumas das funcionalidades propostas no JAIN SLEE 1.1;
  • Mobicents Sip Servlets, que implementa a JSR-289. O Mobicents Sip Servlets também disponível para ser utilizado a parte, nesta caso usando o servidor de aplicações JBoss ou o Apache Tomcat;
  • Mobicents Media Server,  que suporta tocar media, gravar e conferência em tempo real utilizando o protocolo RTP;
  • Presence Server e outros componentes reutilizáveis para facilitar o desenvolvimento de aplicações.

O primeiro episódio encerra aqui. Não se assuste com tantas siglas, iremos ao longo da série comentar sobre algumas, embora esse não seja o foco. Portanto, se quiser saber mais, acesse os links.😀

Esta sequência de posts visa mostrar justamente o que o Mobicents é. Será criado um grupo de estudo para produzirmos conteúdo associado ao Mobicents até o dia 15 de abril.

Se nossa meta de conteúdo for cumprida, teremos uma comemoração no Hopi Hari para aqueles que colaborarem na criação do conteúdo.

Participe! Envie e-mail para ensinar@googlegroups.com, dizendo que deseja participar.

Autores:

André Pantalião

Antonio Anderson Souza

Fabrício Ferrari de Campos

Revisado por:

Rodrigo Ribeiro

Fonte:

http://www.mobicents.org/products.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Mobicents

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “Mobicents: Visão Geral – parte 1”

  1. Mobicents: Visão Geral – parte 1 « Blog do Ensinar | 3G Brasil Says:

    […] original post here: Mobicents: Visão Geral – parte 1 « Blog do Ensinar Posted in : Comentário, Telecomunicações, VoIP Tags: border, display, foi-dito, mobicents, […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: